Cursos Online

Ver Mais

Ferramentas e Recursos

Ver mais

Fotos e Vídeos

Ver mais

Viagens

Ver mais

07 abril 2021

Google FeedBurner - O que é, para que serve, como usar?

em 07 abril 2021

Tempo de leitura:

 

Google FeedBurner - O que é, para que serve, como usar?


O que é Feedburner?

É um serviço de gerenciamento de feeds.

O que é um feed, e para que serve?

Os feeds são um formato de dados para distribuição e atualização do seu conteúdo ao leitor através de envio por e-mail, sempre que você publicar um novo conteúdo o assinante receberá uma notificação.


Qualquer blog ou site  deve fornecer aos leitores um feed para reter o público. Algumas pessoas reclamam que esses leitores não têm participação e podem acessar o conteúdo sem nem mesmo visitar o seu site. 

Porém, posso dizer por experiência própria que fidelizei meus primeiros leitores através das assinaturas do Feedburner.

Você já configurou o feed do seu blog? 

Não, então está mais que na hora de faze-lo.

Entenda bem para extrair o máximo proveito de um leitor de feed.

 Atualização em: 31\08\2 O Google está fazendo atualizações no Feedbourne, e desativou a função seguir por e-mail, ainda podemos cadastrar nosso feed RSS, mas para adquirirmos e alimentarmos os assinantes, que já possuímos teremos que migrar  para outro leitor de Feed.


Resolvi deixar a postagem sem muitas alterações só com alguns complementos por motivos de SEO.

Ao final da postagem deixarei duas alternativas ao Feedburner para você poder estar indo conhecer e futuramente um tutorial sobre ambas em seu passo a passo.

Ficou um grande, mas acredito que rico em detalhes, para quem está iniciando também poder configurar tudo certo e  usa-lo da forma correta, que aliais para mim aqui no blog traz bons resultados.


Entendendo o que é e que função tem o FeedBurner para seu Blog.


O termo Feed vem do Inglês e significa "alimentar", o Feed RSS "really simple syndication" ou "site sumary". O Feed é a atualização do conteúdo do blog, quando assinamos o Feed de um blog, assim passamos a acompanhar o conteúdo dos nossos blogs favoritos em primeira mão, (geralmente feito por e-mail).

Para nós usuários do Blogger já possuímos o Feed pré definido:

http://seublog.blogspot.com/post/default

Porem o melhor mesmo é criar o nosso próprio Feed ou queimar nosso FeedBurner, assim você terá a disposição opções de personalização e gerenciamento.


Ao criar um Feed ele pode ser disponibilizado completo ou parcial.

Bom então vamos criar o Feed do blog.


Entre em  https://feedburner.google.com   e vamos dar início a configuração do seu Feed, lembrando que para entrar no FeedBurner é necessário ter uma conta no Google. (as dicas a seguir não servem só para blogs do blogger). 


Ao abrir o FeedBurner ele estará em Inglês, em alguns navegadores tem a tradução automática eu uso o Chrome e tenho em suas extensões um tradutor, abrirá para você uma pagina escrito Burn a Feed Right this Instant. Type your blog or feed address here.


Digite o endereço (URL) do seu blog na caixinha e vá em Next  e aparecerá:





Escolha uma das duas opções como mostra a foto e clique em próximo (Next), e abrirá:






(Next), próximo e vamos para está nova pagina, aqui você voltará sempre que queimar um feed, então você terá tempo para explorar suas opções.




Vamos para  (NEXT) próximo novamente e chegaremos na página, aqui estou mostrando a página já traduzida para dar uma melhor ideia:





Geralmente aqui eu clico em todos os quadradinhos e em (NEXT) próximo e aqui chegamos:






Nesse painel do FeedBurner você terá essas quatro abas:

Analyze onde podemos ver um gráfico sobre nosso público (assinantes), além de ter uma ideia das visitas vindas do feed, essa é a aba mais importante do feed, qual usaremos muito.

Em Optimize é para otimizarmos o nosso Feed claro na coluna lateral a esquerda podemos ver as opções:








Aqui você com o tempo vai descobrindo o que funciona melhor com o seu blog, vamos começar com o mais importante para fazermos agora é:



configurando seu feed




Browser Friendly  - Nele vamos formatar a página de visualização que será vista pelos nossos assinantes. Siga todos os passos como acreditar que será melhor para os assinantes, veja abaixo na imagem já traduzida.

Na minha opinião a configuração do envio do  feed para leitores depende de blog para blog, podemos ativar tema, idioma, botões para serviços, programas de leitura de feed em opções de aparência  é possível dar até que uma boa personalizada e testar o que  melhor se encaixa para seus assinantes podendo mudar quando quiser. 

Já em opções de conteúdo, podemos escolher os artigos que irão aparecer na íntegra, só o título e ainda podemos personalizar e ativar uma mensagem pessoal

2.Smart Cast  para podcasts.

3.SmartFeed  ativa a compatibilidade do Feed.
4.FeedFlare  ativa a colocação de links no rodapé do Feed, ativa numero de comentários, envio por e-mail e redes sociais.
5.SummaryBurner  ativa o envio apenas do resumo dos posts.



Bom agora vamos à aba publicar lá teremos alguns widgets para colocar no blog, são modelos bem diferentes e você escolhe o que julgar que combina mais com seu blog.



configurando seu feed



Por último essa aba que tirei até um print dela traduzida  com a explicação do próprio FeedBurner achei melhor.


Usar o feed queimado do jeito certo, possibilita que atualizações do blog sejam acompanhadas pelos seus seguidores no painel do blog.
Você ainda pode usar os leitores de feed como o bloglovin, feedly, oldreader.


Conclusão

Apesar de o Feedburner não ser atualizado a um bom tempo, sim, ele ainda é útil e ajuda quando se trata de fidelizar assinantes para seu blog\site, configurando da forma correta e queimando um feed quando considerar melhor.


2 alternativas ao Feedburner:





Ambos também em inglês, com funcionalidade e estilos, diferente conheça ambos e observe aquele que você se adapta melhor, como disse antes em breve trarei um tutorial passo a passo como utiliza-los.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você leu um artigo escrito com muita dedicação. Gostou? !
Deixe seus comentários, críticas e sugestões, eles são muito importantes para o desenvolvimento do Blog.
Sua mensagem será respondida o mais rápido possível.
Muito obrigado pela visita e volte sempre, aproveite para conhecer as redes sociais e assinar a newsletter do Universo da Blogueira.

Confira também, outros artigos: