23 março 2021

Como se organizar para trabalhar em casa?

🗨

 


Quando resolvi trabalhar em casa,  fiquei mega empolgada, nossa sem viagens sem trânsito, tumulto entre outras coisas também tendo um pouco mais de tranquilidade para mim, que maravilha acordar um pouco mais tarde não tomar café correndo, sim, essa parte foi ótima.


Eu já tinha um local com meu mini escritório, sempre fui organizada então para começar não tinha que realizar grandes mudanças, certo!? 


Bom não foi bem assim, pois meu pequeno home office se encontrava muito próximo à sala onde ficava a televisão, atrapalhando minha concentração.


Foi nesse momento que percebi a necessidade de uma reorganização da casa para acomodar melhor o meu home office, como também deixar a casa mais funcional.


Depois de algumas experiências para deixar tudo funcional e logicamente ao meu gosto, mas sem deixar de atender também as necessidades dos outros moradores  da casa, eu resolvi dividir com vocês um pouco das ideias que apliquei  e deixaram tudo mais prático.



como se organizar para trabalhar em casa



Primeiro, deixe que outros residentes entendam e colaborem para ajudá-los a fazer mudanças sem afetar seu horário de trabalho e entendam que suas tarefas são iguais às do escritório da empresa.


Porque a maioria das pessoas que ainda  modernas não valorizam as pessoas que trabalham em casa e pensam que sua carga de trabalho é menor, isso é mentira, porque as tarefas, obrigações e prazos são os mesmos, só mudará o local onde o trabalho é executado.


Agora em meio a pandemia que não sabemos ao certo quando será sanada, mais do que nunca o home office é uma das melhores opções seja para quem é funcionário de empresa ou para quem está enfrentando o desafio de ter seu próprio negócio.



Vamos a nossa, primeira etapa da reorganização, a casa:


  1. Escolha o local mais tranquilo para montar o home office, o quarto não é ideal tenha ele sempre como ultima opção.
  2. Reavalie todos os móveis e suas disposições nos ambientes, o que não tem utilidade você pode vender ou acomodar em outro ambiente.
  3. Aproveite espaços como corredor para colocar um móvel organizador deixando à mão o que precisar no dia a dia você também pode aproveitar esse espaço no corredor para colocar uma estante com livros e afins que você mais usa.
  4. Se os espaços forem muito abertos uma opção para a sua privacidade e tranquilidade são os biombos para dividir melhor o local.
  5. Procure organizar todos os cômodos e demais armários para tornar seu cotidiano de home office e vida doméstica mais prática.


Segunda etapa é se preparar para o trabalho, seguindo os passos abaixo:


Vamos começar com o mais importante. 
Vamos ter um bom dia. 
Sono. Um bom sono é essencial para ter um dia eficiente e sem estresse e manter a saúde física e mental.


Portanto, gaste pelo menos uma hora e meia antes de ir para a cama procurando por atividades que relaxem.

Após tomar uma xícara de chá, suco ou chocolate quente no frio, tome um banho, leia um livro e assista a um filme, experimente desconectar e relaxar o corpo e a mente, preparando-se para uma boa noite de sono.


Para tornar o seu dia produtivo e organizado, você deve saber separar o tempo das tarefas domésticas, do trabalho e dos compromissos pessoais, mantendo o tempo de lazer.


Tudo que se faz em excesso não é bom, tenha sempre isso em mente.


Para que o seu trabalho em casa seja bem-sucedido, direi 5 coisas necessárias e extremamente importantes:


  1. Dupla determinação, (no que diz respeito a você);
  2. Foco;
  3. organização;
  4. Um pulso firme, com os membros da casa;
  5. Persevere (não deixe que as más palavras o poluam).


Organizando o seu home office



como organizar o home office


Após definir o local onde você irá acomodar seu home office, é hora de definir os móveis e demais acessório que realmente não podem faltar, como:


  1. Uma boa iluminação natural se for possível e luminária de mesa;
  2. Cadeira de preferência com formato que se adéque  bem a sua altura e seja confortável;
  3. Uma boa escrivaninha larga para acomodar seu notebook ou PC e objetos como: agenda, bloco de notas, porta lápis entre outros acessórios que você faça uso;
  4. Nichos para pendurar acima da escrivaninha onde você pode deixar livros entre outros itens que mais usa, um mural de recados para suas anotações;
  5. Um organizador de escritório para guardar folhas e pastas e usar para a impressora;
  6. Ventilador e aquecedor ou ar condicionado.


São os móveis básicos para começar a trabalhar e, com o passar do tempo, você vai fornecendo o que acha necessário para que tudo se encaixe no seu gosto e praticidade.


Ao montar seu home office lembre-se de esconder os fios e fazer tomadas suficientes para todos os equipamentos que necessitarem.


Então é hora de verificar se tudo está normal em seu local de trabalho, se tudo que você precisa está lá, então vamos fazer uma lista de verificação:

Água, café, chá, suco e alguns biscoitos;
Um casaquinho caso seja necessário;
O carregador é adequado para: telefones celulares, ipads, laptops;
Caneta, marca-texto, lápis, borracha;
Bloco de notas, agenda, planejador;
Papel A4 e outros papéis que você usa;
Verifique a impressora;
Outros acessórios normalmente usados ​​para o trabalho.

Existe uma lata de lixo para jogar papel e outras coisas.

Depois que a lista estiver completa, agora não há nada em que você possa se distrair. 
Agora é hora de sentar em uma cadeira e dizer a si mesmo: 

Estou começando a trabalhar.


Liste todas as tarefas por prioridade todas as semanas.

Anote a hora de todas as reuniões e chamadas importantes e ative o telefone meia hora antes para se preparar.

Na lista de prioridades, separe-as pelo número de dias, escreva cada prioridade em um bloco de notas e divida suas tarefas.

Verifique o trabalho concluído e exclua-o da lista.


Quando o trabalho está com problemas ou se sente confuso e cansado, é hora de fazer uma pausa para refrescar sua mente.

Concentre-se e não execute várias tarefas em simultâneo.

Desta forma, você obterá um trabalho de maior qualidade, menos estresse, evitando retrabalho e aumentando a produtividade.

Limpe a mesa, apague todas as coisas desnecessárias, jogue fora, notas velhas e outras coisas inúteis.

Nunca deixe seu local de trabalho ficar cheio de coisas que não sejam mais uteis, evite distrações, não se deixe perturbar para resolver problemas em casa.



Se você trabalha de casa e tem alguma sugestão para melhorar a produtividade, faça algo que você julga que será útil para as pessoas que estão começando,  deixe aqui nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você leu um artigo escrito com muita dedicação. Gostou? !
Deixe seus comentários, críticas e sugestões, eles são muito importantes para o desenvolvimento do Blog.
Sua mensagem será respondida o mais rápido possível.
Muito obrigado pela visita e volte sempre, aproveite para conhecer as redes sociais e assinar a newsletter do Universo da Blogueira.

Você também pode gostar desses artigos.