Inicialmente, quando criamos um blog, tínhamos que realizar várias tarefas, e obviamente uma delas é fornecer um conteúdo excelente com um foco de longo prazo para classificar bem os nossos artigos no SERP's.
Através de pesquisas e testes, temporalmente descobri várias ferramentas que nós blogueiros podem usar como recursos para aplicar melhorias e testar nossos artigos.
Essas ferramentas e recursos podem não apenas nos ajudar a melhorar a redação de artigos, mas também melhorar nosso dia a dia, já que suas funcionalidades ajudam a diminuir o tempo na hora da edição.
Alternando o uso dessas 10 ferramentas gratuitas para usar e melhorar os artigos na hora de sua criação, fui muito útil, pois, pude ir fazendo comparações e melhorando minha escrita, buscando um vocabulário mais amplo e obtendo maior experiencia na hora e escrever meus artigos.
Esse artigo pertence à Série blog para iniciantes, você também pode se interessar nos dois artigos seguintes:
Desde que criei meu primeiro blog, muitas mudanças ocorreram no desenvolvimento de recursos e ferramentas, nos ajudando a melhorar o desenvolvimento de nossos artigos.
Ocasionalmente, suspendo a criação, a divulgação nas redes sociais e foco no trabalho de realizar pesquisas sobre edição, otimização, ferramentas de compactação e outras ferramentas emergentes.
Essas 12 ferramentas podem ajudá-lo a escrever artigos melhores, dando novas opções, ideias, inclusão de títulos, subtítulos, parágrafos, dificuldade de leitura, entre algumas outras funcionalidades.
Daremos início pelas ferramentas que nos ajudam a encontrar as palavras-chave e frases para darmos andamento na produção do artigo.
Abaixo estão as ferramentas que eu mais uso para escolher as palavras e frases-chave para meus artigos:
1°Ubersuggest- use a extensão para Chrome ela é muito útil, para ver um apanhado geral do seu blog.
2°Semrush- com outras funcionalidades também uma ótima ferramenta para você explorar.
Com o Semrush na versão gratuita você tem uma limitação de dez consultas, porém para iniciantes e quem ainda não está familiarizado é suficiente, sua versão pró é bem salgada.
Muitas vezes faço uma combinação das duas ferramentas, para chegar a uma palavra-chave-cauda-longa, e escolho as sugestões que ficam medianas nas pesquisas por terem menos concorrência.
Após obter o resultado para definir minhas palavras-chave e frases-chave, sigo o processo para elaborar um ótimo título e subtítulo para a postagem, para ativar mais ideias uso essas duas ferramentas:
Agora dois auxiliares que considero muito importante e de grande ajuda, na hora de criar o título da postagem:
3°ImpactPlus, gerador de títulos apesar de estar em inglês usando o tradutor do Chrome ajuda bastante a formar um bom título, possui um botão para explorar o título por tema.
Além disso, você ainda conta com um blog recheado de ótimas dicas de marketing de conteúdo.
4°TitleGenerator, outra ferramenta para auxiliar a criar um ótimo título para sua postagem você insere suas palavras-chave e a ferramenta oferece opções de títulos a partir das palavras ou frases-chave.
Cumprindo essa etapa é hora de testar o título escolhido, geralmente separo quatro a seis opções. Uso as ferramentas abaixo:
5°Headlines- esse primeiro irá mostrar a força do título com uma classificação numérica. Você também verá sugestões, pontuação de engajamento, impressões, assim pode ir modificando aquilo que for necessário para seu título se tornar atraente.
6°Headline analyzer- nesse você tem a indicação do impacto de seu título em porcentagens.
Vale ressaltar que ambas ferramentas estão em inglês, mas você pode facilmente traduzi-las se usar o Google Chrome.
7° Answerthepublic — o site (answer the public.), possui versão em português e também é uma excelente ferramenta, você sabendo explorar suas funcionalidades.
Você insere o tópico, duas palavras-chave, altera o país e idioma, vá em procurar e logo observará o resultado, como comparação, preposições, relacionados.
Geralmente extraio boas ideias com algum tempo de pesquisa no site.
O blog do site também possui assuntos que dão informações úteis, de uma olhadinha nos artigos.
8°Editor Hemingway, outro grande aliado na hora de editar seu artigotambém está em Inglês, mas como já disse é só usar o chrome.
Nesse aplicativo você obtém uma avaliação muito importante para seu artigo, ele destaca partes do texto, como:
Advérbios que enfraquecem o texto;
uso de voz passiva;
frases com alternativa mais simples;
frases difíceis de ler;
frases muito difíceis de ler.
Você ainda tem as opções de negrito, itálico, H1, H2, H3, citações, bullets, números e links.
9°invertexto, ferramenta simples e boaonde você conta quantas palavras e caracteres tem seu artigo, você nessa hora pode se perguntar porque contar quantas palavras tem seu texto?
Respondo:
Para que um artigo seja bem-visto aos olhos do Google e obtenha maiores oportunidades de se classificar para estar na primeira página do buscador, seu artigo deve atingir no mínimo mil palavras.
Ao usar o contador de palavras você também se habitua mais rapidamente a criar sua introdução que deve ter cerca de 130 a 160 palavras, para então você inserir a imagem e depois a quebra de linha, (continue lendo).
Além de contador de palavras ele também possui outras funções úteis, conheça todas suas ferramentas e aplicativos online.
10° Language tool - essa ferramente é uma extensão do Chrome, muito boa na hora que você editando seu artigo, corrigindo pontuação, acentuação, erros ortográficos, além de também podermos incluir palavras que usamos frequentemente e o corretor não reconhece.
Basta ir nas extensões do Chrome e procurar por extensões ortográficas.
Já esse último é fantástico ele fornece praticamente um artigo completo, com título, subtítulo, otimizado para SEO, tudo bem elaborado.
Realizei a experiência de usa-lo em uma postagem que estava com dificuldade para concluir e ver se ficava conforme as demais aqui do blog, o resultado fui surpreendente, ainda mais por ser um tópico de organização em casa.
Conclusão
Conheça todas as ferramentas e recursos que apresentei, teste veja com quais você se adapta melhor, quais servem melhor ao seu estilo de nicho.
Com o tempo você irá criar seu próprio método de pesquisas e criação de títulos.
Geralmente já com a ideia de que artigo desejo publicar, entre algumas pesquisas, criação do título e construção do artigo levo em torno de 8 há 12 horas.
Não tenha pressa em publicar seu artigo, quanto melhor elaborado mais, oportunidades de ser bem classificado nos buscadores ele terá.
Não se esqueça, faça as pesquisas necessárias para a criação de ótimos artigos, recorra à ajuda sempre que for preciso e leia outros blogs para extrair mais ideias de formato dos artigos até mais recursos, dicas entre outras.
Parabéns pelo artigo Adriana, tive muitas ideias e muitas ferramentas não conhecia. Obrigado também por experimentar nossa ferramenta de geração de conteúdo. Estamos sempre abertos a sugestão.
Desculpe a demora para responder Maikon, o mês de dezembro é um tanto corrido. Fico muito feliz que tenha gostado do artigo, eu gosto de pesquisar e testar ferramentas que ajudem tanto a edição de artigos, criação redes sociais, enfim tudo que eu possa encontrar disponível que facilite a vidinha da blogueira. O blog está sempre aberto a sugestões também.
Você leu um artigo escrito com grande dedicação. Gostou? ! Deixe seu comentário, crítica e sugestão, eles são importantes para o desenvolvimento do Blog. Sua mensagem será respondida o mais rápido possível. Obrigado pela visita, volte sempre. Aproveite para inscrever-se e receber as novidades.
Parabéns pelo artigo Adriana, tive muitas ideias e muitas ferramentas não conhecia. Obrigado também por experimentar nossa ferramenta de geração de conteúdo. Estamos sempre abertos a sugestão.
ResponderExcluirDesculpe a demora para responder Maikon, o mês de dezembro é um tanto corrido.
ExcluirFico muito feliz que tenha gostado do artigo, eu gosto de pesquisar e testar ferramentas que ajudem tanto a edição de artigos, criação redes sociais, enfim tudo que eu possa encontrar disponível que facilite a vidinha da blogueira. O blog está sempre aberto a sugestões também.