O que preciso para ter gatos e cães em harmonia

em 24/08/2021

Tempo de leitura:



Felinos e cães o que você precisa saber e como ter ambos em harmonia em casa


Hoje vou discutir um assunto um pouco diferente do que costumo falar no blog, mas acho muito importante que falemos sobre isso.


Você entende bem seu animalzinho de estimação, seja ele um gato ou um adorável cachorro?


O que você precisa saber sobre seu pet e como ter um gato e um cachorro convivendo em harmonia?


Venho trazendo um pouco do básico para você melhorar a convivência com seus amigos cães e gatos, e algumas informações vantagens, desvantagens, brinquedos, passeios, o que fazer nas férias, hospedagem e o que é prejudicial aos seus pets.


Os gatos em casa


Falando em animais domésticos, vamos saber mais sobre os gatos. 

Há algum tempo, as pessoas sentem falta de alguns animais para acompanhá-los. 

Os gatos são geralmente escolhidos porque requerem menos espaço do que os cães e são mais independentes.


Nosso querido tigre doméstico.

Os gatos podem ser ótimos amigos, mas nunca subalternos.


Você sabia?

Os gatos são animais que vêm de um longo, longo período. Cerca de 9.500 anos atrás, os gatos domésticos surgiram com os humanos e evoluíram com nossa espécie. Eles são considerados os melhores amigos e parceiros dos fazendeiros egípcios na Pérsia e no Oriente Médio. É um símbolo de status. Na Idade Média, eles foram perseguidos e, em seguida, um símbolo de luxo. 


Foram companheiros de navio, ganharam o mundo  e assim foram vindo e chegamos a atualidade com os nossos amigos felinos sendo o segundo animal doméstico que mais habitam as residências no mundo.


Vantagens

Quando o assunto são gatos os adultos frequentemente se dividem em 2 grupos irreconciliáveis, um, a favor e outro contra. 

A reação das crianças já é bem diferente. De 20 crianças em idade escolar, 18 responderam que o gato é seu animal favorito.
As crianças que já possuem seu gato não se queixaram do relacionamento com seu bichano.


Desvantagens

É uma bobagem afirmar que o gato é falso, falsidade e erro devem existir apenas no tratamento dado a eles.

Muitas pessoas encontram dificuldade em aceitar a teimosia e a independência deles, elas querem conseguir obediência e subordinação, 
principalmente no caso de um animal que anda livremente pela casa. 
Mas o gato não se deixa amarrar, obrigar não aceita submissão. Ele ama e aprende numa base de amizade com direitos iguais.

A partir da idade escolar, praticamente todas as crianças gostam da amizade de um gato. 
E quanto mais velha forem ficando mais proveitosa será essa amizade.

Os gatos são desaconselháveis apenas para crianças irrequietas.

 Às vezes os gatos podem ajudar a combater os temores e sensações de solidão.
Os gatos são mais felizes em casa e quando podem dar uma volta no jardim, já em apartamento é necessário um espaço mais seu, aquele de quando for seu desejo possa ficar sozinho.


O que fazer nas férias?

Se você acostumar seu gato a viagens e passeios desde cedo não terá muitos problemas. 
Carteira de vacinação em dia, transporte correto e consulta com  o veterinário.

Hoje em dia mitos hotéis e pousadas aceitam seu bichinho de estimação e muitas companhias aéreas fazem o transporte.  (se informe)

Caso não seja possível mãe é tudo de bom, peça para a sua cuidar dele durante sua ausência, e não se esqueça de levar uma roupa velha com seu cheirinho para ele sentir menos a sua falta.


Você também pode consultar algumas clínicas veterinárias que possuem hotéis para animais.

Existem também hoje em dia pessoas que hospedam animais em suas casas, para elas uma forma de renda extra elas cobram mais em contam e ficam com seu bichinho de estimação, antes é claro tire informações conheça o local que se dispõe a oferecer a hospedagem e confira se todos os recursos necessários para hospedar bichanos.

A necessidade dos gatos: lugar para dormir, banheiro, brinquedos e o mais essencial um arranhador (ideal para evitar que isso seja feito nos seus moveis) e logico uma ração balanceada.


Prejudiciais à saúde do sue gato:


Falta de exercício, excesso de alimentação, surras e punições sem lógica, cortar os bigodes, queda de grande altura, e banho.

 Seu modo de vida: animal predador  principalmente noturno e salta com muita habilidade. 

Duração de vida: de 15 a 20 anos sua maturidade sexual é a partir do décimo mês.

Caminhas devem ser do tamanho ideal para que o bichano possa se esticar e colocada em um lugar confortável, jamais próximo ao banheirinho das necessidades.

Leve sempre seu bichano ao veterinário, e de preferência saiba seu tipo sanguíneo, os gatos possuem três tipos e seguem a mesma regra que nós  em caso de doação.

Os felinos são uma paixão nacional, estimasse que à aproximadamente 22 (milhões) de gatos de estimação, morando em todo território nacional.



Brinquedos, Brincadeiras e Gatificação



Agora ter esses, carinhas de muita personalidade, é diversão garantida 


Brinquedos brincadeiras gatificação



Como uma grande parte desses bichanos vivem nos ambientes domésticos o ideal é tornar esse lugar propicio para seu desenvolvimento, suas brincadeiras e para evitar problemas de saúde.


Dicas para deixar seu bichano mais feliz 


Bichanos amam prateleiras por ficarem em lugares altos de onde pode observar todo ambiente e seu refúgio no caso de quando se sente ameaçado.

Arranhadores são fundamentais, pois além de afiar e renovar suas garras é uma necessidade fisiológica dos felinos, além de fazer um bem para seus móveis, então invista em um arranhador.

Esconderijos, bichanos adoram brincar de esconde-esconde esse é um de seus passa, tempos favoritos.

São inúmeros brinquedos vendidos em pets, mas o bichano também se contenta com uma simples bolinha de papel.

Agora se você quer mesmo transformar seu lar e dividi-lo com esses, carinhas garantindo a integridade de seus objetos e móveis 😄, o que acredito ser importante também confira e invista nessas dicas:


Gatificação, você sabe o que é?

Esse é o termo moderno usado para quem adapta sua casa aos seus felinos, bichanos, gatinhos, para que os mesmos tenham um ambiente de rotina saudável, estimulante fazendo com que eles possam liberar seu comportamento natural.

A preparação de um local com distrações e alternativas corretas para que seus felinos se distraiam sem correr riscos e sem colocar sua casa e objetos em risco.

Os gatos são por vezes preguiçosos e por outras extremamente, ativos, podendo promover uma verdadeira algazarra na sua casa, (falo por experiência própria), os gatos conseguem se distrair com coisas que às vezes nem imaginamos.

Para acertar em confeccionar um ambiente interativo para seus felinos, você deve conhecer-los muito bem e observar seus gostos e hábitos.

Arranhadores, redes, camas, prateleiras, caixas para esconderijo, fontes de água, pesquise se informe proporcione ao seu pet conforto e amor.

E não se esqueça que existem muitos felinos abandonados maltratados e com estigmas de azar e interesseiros, adote um gatinho e faça seus dias mais divertidos, se você não tem espaço para um gatinho no seu lar contribua com organizações que tratam de animais abandonados.

Que tal dar um up nos brinquedinhos do seu pet. 😉



 Cães em casa, esses podemos dizer serem nossos fiéis escudeiros


Cães em casa, esses podemos dizer serem nossos fiéis escudeiros



Uma imensa variedade em formas e características! 
Desde o cãozinho miniatura que cabe no bolso de um casaco até o cão gigante, tamanho bezerro.


Existem cães para quase todos os gostos e bolsos. Mas o importante é o companheiro e fiel escudeiro nosso melhor amigo seja de raça ou sem raça o importante é o entrosamento entre ele e o dono ou a família. 

Existem cachorros preguiçosos e outros que parecem ter sido ligados na tomada, os comportados e os desavergonhados, os pelados e os com pelagem tão abundante que não vemos suas formas. 

Cachorros são sempre cachorros, diferente dos gatos são mais dependentes e apegados aos seus donos.

Na maioria das vezes obediente, o cachorro ama sua família completamente, abrangendo nesse amor o dono da casa e os menores objetos dentro dela. 
Ele acompanha, aprende, brinca e consola. 

E os latidos do seu sistema de alarme servem como proteção com visitantes indesejados.

A maior vantagem de ter um cachorro independente de tamanho ou se é de raça ou não é que você está adquirindo realmente mais um membro à família, mais um filho, porque cães são eternas crianças em casa é aí onde mora a desvantagem, alguns são extremamente desobedientes, pirracentos e destruidores isso irá incluir moveis da sua casa, sapatos, roupas ao alcance, seus vasos e jardim.


Pense que o cão diferente do gato, vai precisar de ser educado, sem punições ou castigos absurdos, o cão precisa de um adestramento desde cedo para ser educado.

O cão requer uma atenção diária de pelo menos uma hora, ele gosta de estar junto, pular, brincar, compartilhar alegrias e fossas, ele vai sempre preferir estar nos acompanhando.
Quase todas as crianças gostam de cachorros, porem crianças muito pequenas na maioria das vezes não faz muito sucesso com os cães.

Para um contato maior é mais prudente que as crianças tenham acima de 8 anos, evitando maiores acidentes principalmente com cães de grande porte.
Algumas raças e personalidades caninas não toleram a presença de outras espécies, então fique atento.

É bom sempre saber o tipo sanguíneo do seu cão, sim, os cães possuem tipos sanguíneos que são 8 tipos principais, consulte seu veterinário.

Para viagens segue a mesma regra do que para os felinos, a diferença é que um cão bem treinado anda de carro com gosto como se fosse um de nós.

Cães criados para serem companhia nunca devem ser presos a corrente, e/ou canil.
Os cães são predadores de atividade diurna, gostam de correr e cavoucar.


Que tais alguns passeios e brincadeiras ao ar livre com seu melhor amigo, ou só um descanso para meditar.


Nosso melhor amigo traz um enorme benefício e são incentivadores de qualidade de vida, caminhadas são um pedido essencial beneficiais para o pet e para nós, pois exercitar as patinhas faz muito bem e a interação durante uma boa caminhada é ótima.


Não se esqueça que todo pet gosta de brinquedos então veja qual a preferência do seu, mas é quase unanime que gostem de brinquedos macios e produzam som.

São mais de 200 espécies existentes, entretanto não se esqueça que existem muitos cães abandonados e maltratados esperando por um lar, carinho e ser o melhor amigo de alguém, adote um melhor amigo.

Não importa o pedigree o importante é o entrosamento que você tem com o seu pet seja ele um gato ou um cachorro.

A convivência entre gatos e cachorros vai depender muito do costume se foram criados juntos ou não, é fato que existem algumas raças de cachorros de grande porte que realmente não toleram gatos mesmo.

Mas também vai muito de trabalharmos a primeira impressão que ambos terão um do outro, fazendo com que não se sintam ameaçados um pelo outro e disponibilizando espaços para cada, não dando sentimento de competição entre ambos.


  • Confira 5 dicas básicas para dar o pontapé inicial nessa futura amizade:

  1. Crie ambientes sem hostilidade, acostume com com a precença do outro;
  2. De a mesma qualidade de atenção a ambos;
  3. Mantenha o espaço de cada bem bem definido, pois cães e gatos são animais territorialistas;
  4. Cada um com seus brinquedos e pratinhos de comida e água;
  5. Faça passeios e brincadeiras (delicadas), com ambos.

Ame seu pet de atenção e muito carinho que você será sempre muito bem recompensado com carinhos e muita atenção.

Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário

Você leu um artigo escrito com grande dedicação. Gostou? !
Deixe seu comentário, crítica e sugestão, eles são importantes para o desenvolvimento do Blog.
Sua mensagem será respondida o mais rápido possível.
Obrigado pela visita, volte sempre. Aproveite para inscrever-se e receber as novidades.