Cursos Online

Ver Mais

Ferramentas e Recursos

Ver mais

Fotos e Vídeos

Ver mais

Viagens

Ver mais

06 outubro 2021

Crie sua paleta de cores elegante em poucos minutos com essas 4 ferramentas

em 06 outubro 2021

Tempo de leitura:



Crie sua paleta de cores elegante em poucos minutos com essas 4 ferramentas

 


As cores dão vida ao mundo. Você já imaginou se nada fosse colorido, como seria?


Seria tudo pálido e sem vida, pois, pelas cores identificamos as plantas, flores, animais, pássaros com suas mais variadas qualidades e belezas, casas, carros, roupas entre outras infinidades de coisas.

Você pode não perceber, mas acabamos criando instintivamente por afinidade uma paleta de cores para o nosso dia a dia. Pare e preste atenção, sempre possuímos mais afinidades de gosto por determinadas cores e suas combinações.

Assim acabamos usando isso no nosso cotidiano, para decorar a casa das paredes aos móveis, dos pequenos abjetos de adorno, dos utensílios da cozinha.


Em nossas escolhas por bolsas, sapatos, roupas, roupa de cama muitas vezes consideramos algumas cores mais elegantes para usar e outras mais suaves, em todas essas escolhas sempre estarão transmitindo uma mensagem, sobre nós em estilo e personalidade, até mesmo humor.



O mesmo se aplica sobre nosso negócio, marca, ao escolher uma combinação de cores estamos passando sempre algum recado, transmitindo uma informação, as cores que escolhemos para representar nossa loja, produto, marca são importantes para alcançar os resultados e o público desejado.



Cores fortes, pastéis mais alegres ou mais sóbrias, cada uma possui seu significado, você pode saber mais em como usar formas, cores e fontes em seus designs.


Cada pessoa se identifica com um conjunto de cores diferentes, nesse momento é que vem a importância de saber usar as combinações certas para o que desejamos passar.


Como criar sua paleta, de forma que fique mais profissional e transmita o que você deseja.


Um profissional de design irá investir tempo em pesquisa e elaboração da criação de uma paleta de cores profissional elegante e criativa para usar em seus trabalhos.


Para auxiliar a criação de nossa paleta temos geradores de paletas online que são extremamente funcionais, com opções de recursos diferentes e intuitivas.


Antes de abordar nossas ferramentas e suas funcionalidades, é bom  entendermos um pouco melhor sobre a psicologia das cores e os quatro principais estilos de paletas de cores.


Apesar de suas raízes antigas, a teoria da cor é muito simples, trata-se de um guia prático para artistas visuais e designers para auxiliar na criação de esquemas das mais variadas cores.

 Por meio do estudo da teoria das cores, foi criado uma roda das cores. Existem rodas de cores diferentes para finalidades diferentes, como pintura ou impressão, sendo a do pintor uma coleção de 12 cores básicas.

A roda de cores do pintor divide as cores em três grupos básicos:  primárias, secundárias e terciárias.



Cores primarias



Essas três cores primárias são a base da roda de cores.

Elas são chamadas cores primárias porque seus pigmentos de cor verdadeira não podem ser criados pela mistura de qualquer outra combinação de cores e todas as outras cores são derivadas desses três matizes.

Ao pintar, é importante ter um verdadeiro vermelho, azul e amarelo para ajudá-lo a misturar uma variedade de outras cores.



Crie sua paleta de cores elegante em poucos minutos com essas 4 ferramentas


As cores secundárias são criadas pela mistura de partes iguais de duas cores primárias.

  • Vermelho + Azul = Violeta
  • Vermelho + Amarelo = Laranja
  • Azul + Amarelo = Verde


combinação de cores terciarias



Cores terciarias, são a soma das combinações abaixo:


  • Azul-Violeta 
  • Vermelho-Violeta
  • Vermelho-Laranja
  • Amarelo-Laranja
  • Amarelo-Verde 
  • Azul-Verde

No total, são seis cores terciárias. 

As cores terciárias são criadas pela mistura de partes iguais de uma cor primária e secundária.


  • Azul (primário) + Violeta (secundário) = Azul-Violeta
  • Vermelho (primário) + Violeta (secundário) = Vermelho-Violeta
  • Vermelho (primário) + Laranja (secundário) = Vermelho-
  • Amarelo Laranja (primário) + Laranja (secundário) = Amarelo — Laranja
  • Amarelo (primário) + Verde (secundário) = Amarelo-Verde
  • Azul (primário) + Verde (secundário) = Tons, Tons e Tons de Azul-Verde


Ao pintar, misturar as cores que você está usando com uma pequena quantidade de branco ou preto é uma maneira fácil de criar realces e cores de sombra com aparência natural.

Experimente esta técnica você mesmo e veja o que pode misturar! 

Alguns artistas criam pinturas inteiras usando tons e matizes de apenas uma cor para uma aparência monocromática. 

De que outra forma as cores são categorizadas? 

Uma das melhores coisas sobre a roda de cores é que ela nos ajuda a projetar esquemas de cores. 

Observando a colocação das cores na roda de cores, podemos criar agrupamentos de cores diferentes que funcionam bem umas com as outras. Abaixo estão algumas das maneiras mais comuns de agrupar cores conforme a roda de cores. 

Esquemas de cores básicos cores complementares.


As cores complementares são aquelas que estão diretamente em frente uma da outra na roda de cores. 

Essas cores se complementam naturalmente e são comumente usadas em conjunto. (Verde e vermelho para o Natal, alguém?) 

O uso dessas combinações de cores dá aos seus projetos uma aparência de alto contraste.


Cores analógicas

Um esquema de cores análogo consiste em três cores vizinhas na roda de cores. 

Escolha uma cor para ser a cor primária e às duas cores adjacentes a ela em cada lado para fazer seu próprio esquema de cores análogo. Sua proximidade na roda de cores torna os esquemas de cores análogos harmoniosos e sutis.


Cores triádicas


Um esquema de cores triádicas consiste em três cores igualmente espaçadas na roda de cores, portanto, uma forma triangular. Os esquemas de cores triádicos são mais ousados ​​do que um esquema de cores análogo e criam um contraste maravilhoso e visuais vibrantes.


Cores complementares divididas


Um esquema de cores complementares divididos, em vez de usar duas cores diretamente em frente uma da outra no círculo de cores, ele usa três cores.

Uma cor primária e às duas cores adjacentes ao seu complemento. Esquemas de cores complementares divididos funcionam melhor com uma cor atuando como a cor dominante e as outras duas usadas como cores de destaque, para evitar parecer muito ocupado.



Cores tetrádicas  


Também chamado esquema de cores retangulares, um esquema de cores tetrádicas apresenta 4 cores espaçadas em uma forma retangular. Isso o ajudará a escolher dois pares de cores complementares que funcionam bem juntos, permitindo combinações coloridas, mas harmoniosas.


Cores quadradas 

Como um esquema de cores tetrádico, um esquema de cores quadrado tem 4 cores com distâncias iguais umas das outras. Os esquemas de cores quadrados são ousados, vibrantes e bem equilibrados. Escolha um quadrado em vez de um esquema de cores retangular se quiser um visual com maior contraste.


Fonte de pesquisa. Roda de cores da Galeria do Projeto DecoArt. Tradução Universo Blogueira.


Agora que você já tem uma ideia mais ampla de como pode criar sua paleta de cores de forma que poça usar em uma ampla variedade de projetos.



Confiras essas 4 ferramentas e escolha a que melhor se adequá as suas necessidades, e crie paletas incríveis para seus designs.



Crie sua paleta de cores elegante em poucos minutos com essas 4 ferramentas

  1. O  meu queridinho em primeiro lugar, é o gerador de paleta do Canva, ele fornece uma enorme variedade de combinações de cores, você pode extrair as cores de fotos e gerar sua paleta através delas. Ele é rápido pratico em poucos minutos tenho varias ideias e combinações.                                                              
  2. Com mais funções e bem interessante minha segunda opção de uso é o Color Tool, com essa ferramenta você pode ver opções das cores, em figurar geométricas, uma boa e fácil ferramenta para você explorar.
  3. O Color codes é outra ferramenta muito fácil e simples  de usar.
  4. Coolors, ferramenta fantástica, (oferece uma extensão para Chromos), com várias funcionalidades para explorar, também criar paletas em gradiente. Vá em explorar e confira a enorme variedade de paletas para se inspirar e criar sua    paleta para as mais diferentes finalidades.
Essas quatro ferramentas oferecerão funcionalidades simples e rápidas, porém eficientes para você em poucos minutos obter uma paleta para seu design, personalizar blog, entre muitas outras coisas que desejar realizar.

Aliando as informações sobre a psicologia das cores e os principais estilos de paleta de cores, use a ferramenta que você mais gostar para criar a sua.

Essa postagem estou escrevendo o básico para você aprender a gerar, criar sua paleta de cores seja para um design, aplicar em HTML, CSS ou mesmo para pinturas, (tela, pano, mdf, artesanatos em geral).

Confira também a tabela de cores que tem aqui no blog, você encontra varias cores por nome, código RGB e HEX, informações como usar a propriedade CSS background, fundos em gradiente e aplicar o filtro grayscale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você leu um artigo escrito com muita dedicação. Gostou? !
Deixe seus comentários, críticas e sugestões, eles são muito importantes para o desenvolvimento do Blog.
Sua mensagem será respondida o mais rápido possível.
Muito obrigado pela visita e volte sempre, aproveite para conhecer as redes sociais e assinar a newsletter do Universo da Blogueira.

Confira também, outros artigos: