Cursos Online

Ver Mais

Ferramentas e Recursos

Ver mais

Fotos e Vídeos

Ver mais

Viagens

Ver mais

09 setembro 2021

Ervas e suas propriedades, para uso na culinária, terapêutico e energético

em 09 setembro 2021

Tempo de leitura:

 

Ervas e suas propriedades, para uso na culinária, terapêutico e energético



O que você sabe  sobre as ervas que vemos muitas vezes a venda nos mercados ou plantadas nos quintais?


Você tem ideia de onde podemos usar, os benefícios e também sabores especiais que podem dar as receitas?

Não.


Habitando o planeta desde muito antes do surgimento do homem, as plantas não apenas encheram os olhos dos primeiros homens com sua exuberância, como também revelaram seus poderes curativos e energéticos.


Considerada as protagonistas das primeiras experiências medicinais  realizadas pela humanidade, as propriedades das plantas foram descobertas gradualmente, a partir da observação atenta de curandeiros e feiticeiros.



Quem já viveu no campo sabe que a procura pelas plantas para curar os males do corpo é tão necessária como instintiva: diversos animais, quando são abatidos fisicamente por algum problema no organismo procuram se alimentar de plantas para amenizar suas dores e recuperar a saúde. 

Assim também fazem as pessoas com maior contato com o verde: elas sempre sabem que categoria de erva usar para determinado problema.

Mas, além de servir como base para remédios que aliviam as mazelas do corpo físico, algumas plantas também consegue trazer para perto de nós vibrações benéficas e estimular ações positivas.

Saiba quais são elas e encha sua casa de energias naturais.

Então venha comigo e saiba que:


As ervas são de longe cultivadas a muito, muito tempo possuem varias utilidades uma grande maioria usada na culinária. 

Porem ainda hoje o que muitas pessoas desconhecem são as que são beneficiais também através de seu uso junto ao corpo, em  vasos decorativos ocupando lugares específicos na casa e muitas como  banhos tanto energéticos como com propriedades terapêuticas, mas essa parte fica para outra hora com receitas de banhos especiais.


Os antigos tinha a sabedoria de seu uso, para todos os males desde uma simples dor de cabeça, até infusões para outros males.


Conhecer um pouco mais de cada uma dessas ervas e seus benefícios dos mais diversos.


O alecrim


Considerada um poderoso estimulante natural, o alecrim também favorece as atividades mentais, expande a vitalidade para o trabalho e fornece animo para a execução das tarefas diárias. 

Para os antigos povos gregos e romanos, essa planta representava as energias dos amos e da morte. 

A ligação com o esforço intelectual  também vem da tradição de estudantes gregos, que colocavam ramos de alecrim em suas cabeças para preservar a memória e garantir bons resultados às vésperas dos exames.


Seu cultivo


Por ser uma planta resistente a seca e também a pragas, de fácil cultivo  pode ser plantado em jardins e vasos. No jardim cresce até um tamanho razoável, mas sem perder sua beleza, já em vaso necessita ser aparado para que não cresça em demasia a ponto de torna-lo um arbusto com poucas folhas em seus ramos externos e internos.


Muda


De um arbusto já existente retire um ramo de cerca de 15 cm, retire o excesso de folhas no pé e plante em um vaso até que encorpe se a intenção for coloca-lo no jardim depois.


A  arruda


Umas das mais populares armas contras os sentimentos invejosos, a arruda ainda cria uma atmosfera de prosperidade e positivismo em um lar. 


Essa plantinha de aroma acentuado  também favorece tomadas de decisões, devolve  o ânimo perdido e estimula a formação de uma personalidade mais forte e decidida. 


Outro setor da vida protegido pela arruda é a saúde. Segundo a crença popular, o ato de colocar um galho de arruda atrás da orelha faz com que se crie um campo de proteção ao redor do corpo, evitando que o mau-olhado e as vibrações ruins abatam uma pessoa.



Comigo-ninguém-pode


Essa tradicional espécie também possui uma beleza peculiar: suas folhas manchadas quebram a hegemonia verde e transmitem paz por meio das ‘nuances’ brancas. 


Sua principal função é afastar os fluidos negativos e proteger o lar contra vibrações ruins que possam entrar sem serem convidadas. Apenas é preciso ter um certo cuidado com essa planta, pois ela possui substancias toxicas. 

Por tanto evite o contato de crianças e animais domésticos com a planta.



Espada de São Jorge


Ela evoca a coragem e a determinação, características necessárias a realização de seus objetivos. 

Com suas folhas em forma de lança, expulsa todos os espíritos negativos que rondarem o seu lar e atrai a prosperidade e a fartura. A espada de são Jorge também requer cuidados, pois é outra planta toxica.


Guiné


Muito utilizada em banhos de energização, essa planta consegue criar um forte campo magnético ao seu redor. Ela bloqueia a ação de energias negativas, desperta o otimismo em seus atos e atrai mais sorte para sua vida. 

Outro benefício propiciado por essa planta é o bem-estar que ela em qualquer ambiente em que estiver. 



O manjericão


Além das propriedades gastronômica (é um dos principais temperos italianos), o manjericão atua diretamente sobre o estado de espírito, proporcionando paz e tranquilidade.


É indicado, também para acalmar as tensões do dia a dia, afastar os pensamentos negativos e evitar a depressão. O odor suave e agradável dessa planta deixa uma aura de frescor no ar, elevando a vida das pessoas que passarem perto dela.


Pimenta


São muitas as suas qualidades, no Brasil encontramos no mínimo 6 categorias de pimentas de adocicada e levemente ardida a mais ardida que faz a boca pegar fogo, sabendo utilizar dá, um sabor especial em cardápios do mais simples ou mais requintado

O poder estimulante dessa planta auxilia em casos de falta de ânimo e desmotivação. 


Mais conhecida por suas propriedades afrodisíacas, a pimenta também ajuda a manter acesa a chama da paixão em um lar, propagando as boas energias do amor e do desejo. 

A planta protege contra o mau-olhado espanta os fluidos negativos e espalha vibrações benéficas.


O "jardim das 7 ervas" é um poderoso instrumento de proteção para o seu lar, pois agrupa plantas dotadas de uma carga energética muito forte. 

Porem, varias outras espécies também concentram propriedades terapêuticas e estimulam alguma categoria de vibração, além de características terapêuticas.


  1. Açafrão — Originário do Mediterrâneo, usado como especiaria em sua culinária, risotos, aves, caldos, ingrediente essencial da paelha espanhola. Usado também para fins medicinais ao longo da história foi usado para tratamento do câncer e depressão.
  2. Alho — Atrai proteção e beneficia a saúde. Tempero extremamente versátil, usado cru, frito, cozido, moído. Possui vitaminas, (A, B2, B6,C), possui ação antimicrobiana.
  3. Babosa também conhecida como Aloe-vera— Ativa o amor e" chama" a sorte. Usada em cremes e pomadas.
  4. Camomila — Purifica os ambientes e traz prosperidade
  5. Erva-cidreira ou melissa — Estimula o sucesso e desperta sentimentos afetivos. Aromática e usada também como calmante.
  6. Girassol — Colabora na realização de projetos e incentiva sabedoria.
  7. Rosa — Espalha o amor pelos ambientes e atrai ótimas vibrações.


Então agora que já sabe as serventias de algumas ervas é só pôr em prática seu uso, seja para atrair boas energias, para se livras das más energias ou simplesmente para temperar um prato gostoso ou fazer um chá.


Você  cultiva alguma dessas ervas, rosas, girassol  ou outra espécie que não está listada acima, deixe aqui nos comentários, eu adoraria incluir sua opinião ou a erva que você conhece e como usa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você leu um artigo escrito com muita dedicação. Gostou? !
Deixe seus comentários, críticas e sugestões, eles são muito importantes para o desenvolvimento do Blog.
Sua mensagem será respondida o mais rápido possível.
Muito obrigado pela visita e volte sempre, aproveite para conhecer as redes sociais e assinar a newsletter do Universo da Blogueira.

Confira também, outros artigos: