- Em todo o tempo que já tenho blogando, além de ler muito sobre SEO e vir acompanhando sua evolução e mudanças, li e pesquisei bastante para poder logicamente melhorar o meu blog.
- Reunindo todas minhas pesquisas e anotações decidi montar esse guia do iniciante de SEO para o primeiro ano de nossos blogs deixando tudo bem preparado não só para sermos encontrados pelo Google como alcançarmos um bom posicionamento.
- O SEO está sempre em constante mudança, porque os mecanismos de pesquisas como o Google estão sempre se aprimorando e realizando ajustes em seus algorítimos.
- Por isso, sempre temos que fazer melhorias de SEO em nossos artigos. Em minha opinião, quanto antes começarmos, melhor, mesmo para quem começa a blogar.
- Para novos blogueiros iniciando no SEO, é que, quando alguém pesquisa algo no Google, seu conteúdo seja um dos três primeiros resultados ou, pelo menos, esteja nas três primeiras páginas.
- Outro aspecto do SEO é que as frases ou palavras-chave que você classifica devem ser palavras, frases reais que as pessoas estão procurando.
- Para um blog novo, os resultados das pesquisas vão aparecendo gradualmente, em torno de (50 à 100), pesquisas já é um bom sinal.
- Para iniciarmos em busca desse resultado, é onde entra a prática mais importante no momento de produzirmos nosso conteúdo.
- Devemos aprender a pesquisar, porquê?
- Tendo o conteúdo que iremos produzir em mente, devemos focar uma boa parte de tempo e nossos esforços em pesquisar as palavras, frases-chave relevantes para o tema, entenda que:
- Analise os concorrentes para as palavras, frases-chave que você escolheu, pois, resultados que indicam uma grande concorrência, (sites e blogs de grande porte), tornam extremamente difícil você se classificar nas primeiras páginas.
Muitas vezes o Google é até rápido para classificar suas palavras, frase-chave, isso ocorreu com a terceira postagem aqui do blog, ela não é a que possui maior numero de visualizações. No entanto, é uma postagem que já aparece entre as primeiras para quem pesquisa pelo tópico.
- Uma coisa que você não deve esquecer logo no primeiro mês de seu blog é realizar o cadastro nos buscadores:
- Ambas ferramentas são essenciais para você acompanhar o desenvolvimento do seu blog, sendo que o Google analytics fornece os dados dos visitantes do seu blog.
- Essas ferramentas configuradas corretamente, (abordarei sobre em um outra postagem), são nossas principais aliadas para obtermos sucesso com nosso blog.
- Não se esqueça também da importância do envio do Sitemap você pode obter mais informações nessa outra postagem, Como fazer uma página sitemap para seu blog.
O primeiro ano do seu blog
- Concentre-se no conteúdo que vai produzir, de alto valor, procure por tópicos que as pessoas estão em busca, que esclareça dúvidas que estão buscando solucionar, artigos que ofereçam algo de valor.
- Tente já do começo focar na produção de conteúdo longo, cerca de 1000, 1200 palavras e subindo até 2000 mil palavras.
- O Google possui um sistema inteligente e saberá detectar seu conteúdo sendo ele relevante, ele também leva muito em conta o tamanho da postagem, o Google adora conteúdos longos, porque ao seu entender mostram valor.
- Possuir um tópico principal, ajuda muito.
- Blogs como o meu (Universo Blogueira), que reúne vários, tópico tendem a ser mais difíceis de classificar, pois, o Google não tem certeza do que se trata.
- Mas não desanime viu, mesmo o universo aqui como muitos blogs de estilo de vida, bem trabalhados alcançam boas classificações.
- Nos primeiros seis meses de blog de tudo de si na produção do conteúdo e mantenha suas publicações constantes.
- Após o oitavo mês de início na criação de conteúdo focado em uma boa estratégia de palavras, frases-chave.
- Muitos dirão após um ano, mas eu prefiro estar sempre adiantada.
- Pesquise no Google console, Ubersuggest para obter mais informações.
- Você também pode o Keywordplanner, não vou dizer para vocês iniciantes que as ferramentas de planejamento de palavras-chave são super fáceis de usar, até mesmo o Ubersuggest até entender como tirar bom proveito demora um pouco.
- Observação, ok: para pessoas que não estão ligadas a nenhuma profissão como marketing, programação e nada parecido.
Escrevendo sua postagem
- Um trabalho ao qual você precisa se dedicar, é o de conhecer seu público, saber para quem você escreve, mesmo que de início você não possua uma base completa para boa definição.
- Ao determinar o público do seu blog, você pode se concentrar na produção do conteúdo que mais atrairá os leitores leais, de modo que se concentre nas frases e palavras-chave nas quais eles possam estar mais interessados.
- Escreva naturalmente, empregando palavras pertencentes ao tópico abordado use palavras, frases associadas com o tema abordado, naturalmente o Google começará a classificar suas postagens.
- Comece a pesquisar as palavras-chave para adicionar em sua postagem, da seguinte forma:
- Use sua palavra-chave no título;
- na introdução da postagem de preferência nas primeiras 100 palavras;
- inclua palavras, frases-chave nos subtítulos também;
- use palavras relacionadas no decorrer da postagem;
- finalize com uma chamada para ação, como obter brindes, comprar algo ou adquirir um serviço.
- Não esquecendo que ao incluir título, subtítulo criando uma divisão na postagem precisamos estar atentos a sua ordem, extensão do artigo e real necessidade do uso do subtítulo.
- Organizar os títulos corretamente, H1 que é o título principal do artigo, H2 subtítulo, H3 títulos secundários dentro do H2.
- Na dúvida sobre o uso dos H1, H2, H3, em três personalizações úteis para seu blog, eu ensino um código simples para personalizar as heading tags, assim você não se perderá quanto a ordem de introduzi-las.
- Na mesma postagem você também pode conferir outra personalização muito útil, a página de erro 404, que você não deve deixar de ter em seu blog.
- Padronização dos títulos, sendo o título principal uma interrogação ou verbo no infinitivo, os demais devem seguir a mesma linha.
- Divida sua postagem no blog
- As pessoas tendem a permanecer por mais tempo no blog, quando as postagens estão divididas em subtítulos, listas e imagens.
- Escreva frases e parágrafos mais curtos.
- Otimize as postagens do blog para leitura e compartilhamento:
- Tamanho da fonte grande;
- aumento da altura da linha;
- largura menor do conteúdo;
- usar subtítulos;
- lista de marcadores;
- imagens;
- use frases mais curtas.
- Para ajudar a classificar no Google e aumentar o tráfego do blog, escreva conteúdo longo, seu conteúdo do início do blog confira o que pode ser complementado, você pode estar lendo esse outro artigo onde dou várias dicas de Qual a hora certa de atualizar as postagens do seu blog e a melhor forma de fazer, nele eu explico as formas de atualizar seus artigos da melhor forma para ser classificado pelo Google e aumentar seu tráfego.
- Seu conteúdo longo deve ser uma guia detalhada que responda a uma pergunta.
- Ela também pode ser do tipo de conteúdo principal onde você conclui uma ampla categoria.
- Tráfego de blog é uma estratégia coletiva;
- todo artigo deve incluir uma palavra, frase-chave foco;
- 1000 palavras é um padrão e acima de 2000 palavras o ideal.
- Otimizando seu conteúdo
- Na busca por sua palavra, frase-chave principal da postagem eleja algo específico ao tópico, separe palavras, frases-chave menos concorridas.
- Recorra a palavras-chave de cauda longa.
- Otimize sua URL
- URLs mais curtas, objetivas e limpas.
- Crie sua meta tag descrição amigável para SEO, unindo com a title tag, ajudando a página a se sobressair nos buscadores.
- Meta tag otimizada, não ultrapassando 145 palavras, palavra-chave foco, boa e objetiva descrição.
Use palavras-chave LSI - (latent semantic indexing)
- Agora como novo blogueira você me pergunta, que será esse treco ai de LSI, será algum código que tenho que instalar, extensão, ou sei lá?
- Pois, é quando li a premeria vez não foi bem treco que eu disse, rsss, às vezes me pergunto porque complicam coisas tão simples?
- O tal do LSI são simplesmente palavra-chaves similares, sinônimos da sua palavra-chave principal.
- Isso torna a otimização da postagem mais fácil para SEO.
- Escreva postagens amigáveis para dispositivos móveis, não somente o design responsivo, mas a disposição do artigo para ser lido em dispositivos móveis, como frases, parágrafos mais curtos, espaçamento entre os parágrafos.
- Devo confessar que ainda estou trabalhando essa parte aqui no blog, entre ajustes na responsividade e também na forma como o conteúdo irá aparecer para os dispositivos.
- Pretendo em breve trazer alguma novidade para o uso em dispositivos móveis.
- Após ir implementando todas as etapas acima é hora de fazer uma:
Revisão para você executar em seu blog
- Confira se está usando HTTPS;
- Confira versões duplicadas do seu site no índice do Google;
- Confira se está usando HTTPS;
- Confira versões duplicadas do seu site no índice do Google;
- Procure e corrija os erros de rastreamento;
- Melhore a velocidade do seu site;
- Arrume links internos e de saída quebrados;
- Certifique-se de estar usando HTTPS em todas as páginas;
- Adicione atributo "ALT" em todas as imagens.
Construa seus links internos e externos
- Links internos e sua importância
- Mesmo que seu blog ainda possua pouco conteúdo, avalie seu conteúdo semelhante e relacionado e inclua links deles em novas postagens.
- Otimizar as postagens do blog interligando os artigos semelhantes é muito importante e uma das melhores ações para aumentar o tráfego.
- Use as postagens relacionadas com o conteúdo relacionado informando aos leitores, ao Google e aos mecanismos de pesquisa.
- Isso faz com o leitor passe um tempo maior em seu blog e por consequência indicando ao Google e outros buscadores que seu conteúdo é digno de leitura.
- Isso auxilia suas postagens na classificação, e quando o Google rastreia seu blog, têm uma melhor compreensão do mesmo.
- Na hora de interligar seu conteúdo, use o texto âncora corretamente, (nada click aqui, veja mais, saiba mais, outras informações...), use de preferencia o título do outro artigo ao qual o leitor poderá ser direcionado e adicione o link.
- Em minhas pesquisas sobre SEO, eu adquiri manual, acompanhei seu desenvolvimento, mudanças, atualizações também, e uma das coisas que descobri lendo um artigo sobre o assunto foi que não devemos deixar "páginas orfãs".
- Você deve estar se perguntando o que será "páginas orfãs"?
- São páginas que tem em seu blog que são acessadas somente pelo próprio link, o que isso quer dizer?
- Que devemos sempre ter pelo menos um outro link interligando a outra página.
- Aqui no Universo Blogueira ainda estou trabalhando eu deixar tudo ok, em questão dos links internos e "páginas orfãs", quando instalei o widget de postagens relacionadas, a permanência dos leitores no blog melhorou consideravelmente.
- Links externos, para conteúdo relevante
- Essa é a última coisa que vamos realizar.
- Ao adicionarmos os links externos, devemos fazer a blogs\sites, relevantes e com certa autoridade isso melhora nossa credibilidade, classificação, pois, estamos oferecendo ao leitor informações de qualidade e referência.
- Então antes de adicionar seus links internos, verifique para onde está fazendo e sempre coloque a opção para o link abrir em outra janela, assim o usuário permanecerá com sua página aberta caso deseje voltar.
- Conclusões
- Leia e releia com calma essa Guia do iniciante, SEO primeiro ano, aplique as etapas que indico, na ordem em que se encontram.
- Para chegar a publicar esse artigo eu li mais de dez artigos, postagens sobre SEO e fiz muitas anotações, pesquisas e testes.
- Meu primeiro blog teve uma deficiência em SEO muito grande e não adiantou correr atrás do prejuízo, tive que começar tudo novamente, isso porque deveria ter planejado e pesquisado mais antes de começar, então não cometa o mesmo erro.
- Apesar do Google começar a indexar os blog á partir do 6 mês, eu dei preferencia em iniciar o SEO do blog antes,para que chegando em seu primeiro ano já esteja mais robusto aos olhos dos buscadores.
- E agora após alguns meses vejo que está dando bons resultados minha descisão.
- Espero ter ajudado, e se você gostou, deixei seu comentário, compartilhe, contribua para o Universo Blogueira estar sempre melhorando e auxiliando outros blogs.
- Por hoje é só, boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você leu um artigo escrito com grande dedicação. Gostou? !
Comente, críticas e sugestões, são importantes para o desenvolvimento do Blog.
Sua mensagem será respondida o mais rápido possível.
Obrigado pela visita, volte sempre. Inscreva-se e receba novidades.