- Você conhece o Pinterest?
- Já usou de alguma forma?
- Sabe como funciona?
- Primeiramente saiba que o Pinterest é um mecanismo de busca visual misturado a uma rede social.
- Nele as pessoas buscam inspirações e desejam descobrir algo que não está bem definido em sua mente, durante sua busca podendo estreitar seus interessantes através de buscas por palavras e até frases, assim conforme suas procuras elas vão recebendo recomendações personalizadas, relacionadas aos conteúdos já procurados.
- No Pinterest as pessoas encontram ideias de todos os estilos em formatos diferentes, pins, vídeos, pins ideas também.
- O que isso significa?
- Isso significa que o Pinterest, assim como o Google também usa um algorítimo que está sempre em constante mudança, o smart feed para exibir pins relevantes aos usuários.
- O Pinterest tem espaço para todos os estilos de divulgações, produtos, serviços, conteúdo, como fazer, dicas e inspirações.
- Acredito que de alguma forma já tenha usado o Pinterest, mesmo que para buscar alguma imagem que chamasse sua atenção, receitas, aprender algo, encontrar produtos interessantes ou alguma outra dica entra tantas disponíveis.
- Possuindo uma conta mesmo que pessoal, veremos mais adiante como transformar em uma conta Business e configurar corretamente.
- Qual a diferença entre a conta pessoal e conta Business?
- O diferencial entre às duas contas são que a conta Business auxiliam os criadores de conteúdo, marcas e comerciantes oferecendo um analytics com várias funcionalidades para você analisar o desempenho dos seus pins.
Criando sua conta no Pinterest ou passando sua conta pessoal para business
- Confira a imagem abaixo e vamos às configurações da conta
- Perfil público.
- Foto do seu logotipo ou a sua foto, tudo dependerá de seguir o padrão de suas redes sociais, sempre uso tudo padronizado.
Otimizando seu perfil
- Nome do blog e nicho, por exemplo: blog da Juliana | moda e maquiagem, Blog Panela de Barro | Culinária variada, dessa forma já informa do que se trata seu blog, escolha ao menos uma palavra-chave para incluir junto ao nome do “seu blog”. Quando as pessoas pesquisam um assunto os perfis também aparecem nos resultados.
- No campo da descrição o ideal é que o texto seja igual ou semelhante à descrição do seu blog.
- Adicione uma chamada para ação na sua Bio, muitos podem não clicar, mas você pode adicionar: um brinde, produto, obter assinantes.
- Onde se encontra a primeira seta vermelha, configure sua conta conforme o nicho do seu blog e as opções que você considerar melhor.
- Adicione o endereço do seu blog, e vá onde está a segunda seta vermelha na imagem acima para reivindicar.
- Coloque um nome de usuário.
- Adicione as demais informações pessoais.
Criando suas primeiras pastas no Pinterest
- Assim como você criou um perfil otimizado com palavra-chaves, as pastas devem seguir a mesma regra.
- Crie pelo menos cinco pastas para iniciar, não esquecendo que entre elas deve ter uma pasta principal, ou seja, aquela com o principal conteúdo publicado no seu blog.
- Elas serão as principais que irã aparecer na sua pagina inicial do Pinterest, como destaques, a pasta que não pode faltar é a do seu próprio blog, você define quais são as pastas quando edita o perfil.
- Use uma descrição detalhada para todas as pastas e as inclua nas categorias certas, se desejar você também pode fazer uma capa para cada uma ou escolher seu melhor pin como capa.
- Inclua palavras-chave nas pastas e também em suas descrições.
- Confira um exemplo:
- Uma pasta de 'marketing' não use apenas 'marketing', use a explicação já no título, marketing — para afiliados, marketing digital, assim o usuário já saberá o que encontrará em cada pasta.
- Conforme for aumentando o número de pastas, com pins para conteúdos relevante e de qualidade, sua visibilidade também irá aumentando.
- Combinando o conteúdo das pastas com o que os usuários buscam.
- Crie pastas específicas, por exemplo:
- Receitas
- Receitas para lanches;
- Receitas de doces para o verão;
- Receitas para festas.
- Use palavras-chave relevantes a sua pasta, separadas por vírgula, você também pode incluir hashtags relevantes ao conteúdo da pasta.
- É importante que a palavra-chave esteja no nome da pasta e em sua descrição.
- Primeiro vão aparecer as sugestões de palavras-chave, por exemplo:
- Digite, receitas vão aparecer, receitas, receitas fáceis, receitas sobremesa e assim vai.
- Segundo vão aparecer pastas com o termo da pequisa.
- Terceiro aparecerão os sites/blogs com o termo pesquisado.
- Adicione palavras-chave relacionadas aos principais conteúdos do blog e procure lugares estratégicos para tal, não se esqueça de incluir também nas imagens.
- As pastas também aparecem nas pesquisas então escolha bem as palavras-chave a serem usadas, para que suas pastas sejam encontradas e apareçam nas buscas pelo tópico.
- De uma olhada no exemplo abaixo:
Criando seus pins
- Os pins igualmente ao perfil e pastas também deve ser otimizados para serem encontrados, obterem resultados conforme sua finalidade.
- Para otimizar seus pins de modo que os mesmos apareçam no smart feed das pessoas, é necessário entender o que os usuários do Pinterest estão buscando, para pesquisar essas palavras-chave você pode usar a própria barra de busca do Pinterest.
- O correto é aplicar o SEO nos pins da mesma forma em que aplicamos em artigos do blog, baixe a imagem já com a palavra-chave em seu título assim como realizamos com as imagens das postagens do blog.
- Imagem do pin — o seu pin não deve ter mais de 32mb (é ideal que passe as imagens no compressor ainda mais se você optar pelo Pinterest no blog assim pesa menos).
- Devendo manter uma proporção de 1000 x 1500 pixels, pins maiores que esse aparecem geralmente cortados no feed, você pode incluir, infográficos, checklist, ilustrações entre outros.
- Cores e fontes — escolha cores e fontes que definam seu conteúdo.
- As cores e fontes são muito importantes, pois transmitem uma mensagem, sua marca a do seu blog, tente manter uma harmonia entre o blog e o pinterest, use múltiplas cores, pins com mais de uma cor dominante são 3 x mais repinados.
- Título — procure usar títulos de no máximo 100 caracteres, (não esqueça de incluir a palavra-chave), para que não seja cortado no feed inicial.
- Descrição — faça pins detalhados e use pelo menos uma palavra-chave no início da descrição entre os 50 primeiros caracteres (eles serão os que vão aparecer no feed dos usuários), é ótimo que você use as mesmas palavras-chave que usou no seu blog, pois isso ajudará no rank do Google.
- Se optar por usar hashtags, use-as corretamente de 5 a 6 por descrição.
- Dependendo do seu conteúdo você precisa ver se também não se encaixam alguns bons vídeos, é uma opção à mais que o pinterest oferece além de fotos em carrossel entre alguns outros.
- Crie pins ideas, eles também são uma ótima opção para divulgar o blog, produtos, serviços entre outras coisas.
- Realize testes com cores, fontes estilos de pins, pins em carrossel, vídeos e veja quais são melhores e trazem melhor resultado.
- No início que o conteúdo do nosso blog é menor faça pelo menos cinco pins, (dá para fazer até dez dependendo da postagem), para a mesma postagem com cores e chamada diferente às vezes uns funcionam melhor que os outros.
- Teste tudo até encontrar o seu estilo e a forma que lhe faz ser vista.
- Use call-to-action na descrição de seus pins.
- Foque em acrescentar pins ao menos três vezes na semana, até suas pastas terem acima de dez pinos para começarem a ganhar mais visibilidade, não se esqueça toda rede social só irá dar resultado com uma frequência contante de postagens.
- Depois vá progredindo fixando de 1 a 5 alfinetes por dia, não faça alfinetes que levem a página inicial.
- O novo algorítimo do Pinterest encoraja novas publicações, o conteúdo novo sempre em maior quantidade.
- Você pode criar, uma nova postagem ou uma antiga, desde que a imagem e descrição sejam novas aos olhos do algorítimo do Pinterest é conteúdo 'fresco'.
- Dessa forma podemos criar vários alfinetes para a mesma postagem, cada um com imagens e descrições diferentes.
- Conclusão
- Mude para conta business;
- Crie um perfil atraente e otimizado;
- Adicione suas cinco principais páginas otimizadas com palavras-chave relevantes;
- Crie seus primeiros alfinetes, atraentes em imagem, descrição com bom uso de palavras-chave e hashtags relevantes.
- Acompanhe o desempenho de seus alfinetes pelo analytics do próprio Pinterest, e invista no que for apresentando melhor resultado.
- Aproveite essa postagem e siga o Universo Blogueira no Pinterest.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você leu um artigo escrito com grande dedicação. Gostou? !
Comente, críticas e sugestões, são importantes para o desenvolvimento do Blog.
Sua mensagem será respondida o mais rápido possível.
Obrigado pela visita, volte sempre. Inscreva-se e receba novidades.