- Quem inicia um blog tem a pretensão de ser seu próprio chefe e alcançar a tão sonhada liberdade financeira, monetizando seu blog.
- A princípio pode até parecer super fácil ganhar dinheiro blogando, porém não é bem assim.
- Para se tornar um blogueiro profissional com habilidade de transformar seu blog amador em um profissional, como se fosse seu escritório online e nele obter a renda que faça jus ao seu empenho.
- Criei meu primeiro blog a 7 anos, porém na época não tinha absolutamente nenhum conhecimento necessário para ele ter uma vida longa, conclusão parei para estudar sobre e criei outro blog.
- Enquanto criava meu novo blog sem publicar ainda, fui estudando e planejando cada passo que daria, o que eu realizaria em cada etapa do meu novo blog, incluindo a monetização.
- Antes de irmos a monetização prepararemos o blog com um bom planejamento.
- Como eu já disse em várias postagens sobre as etapas que envolvem a criação de um blog, antes de decidirmos como monetizaremos devemos ter concluído três importantes etapas em nosso blog.
- Não adianta querer monetizar o blog antes que ele possua um tráfego razoável.
- Para isso é necessário promover o blog e aplicar SEO mesmo sabendo que o Google leva em média 6 meses para indexar um blog é ideal na minha opinião aplicar as técnicas a partir do lançamento.
Quando devemos começar a monetizar o blog?
- É o que toda pessoa que cria um blog deseja monetizar o mais rápido possível, para isso poder ser realizado quanto antes é necessário ter uma quantidade consistente de publicações, quando lacei o blog deixei programadas 30 publicações de segunda a sexta com a média de 1350 palavras cada.
- Trabalhei três meses para deixar tudo pronto para divulgação em todas as redes sociais, conforme o cronograma das publicações.
- Aplique SEO;
- Busque tráfego orgânico através de palavras-chave;
- Promova seu blog;
- Crie e cresça uma lista de e-mail;
- Convide os leitores para interagir.
- Quando seu blog já ganhou uma certa visibilidade nas redes sociais, e alcançar uma média de 1000 visitas únicas mês você já poderá analisar as formas de monetização e escolher a que for mais vantajosa para iniciar.
- Você pode me perguntar, posso monetizar meu blog logo no primeiro mês?
- Sim, pode, porém, se você não possui conhecimento em marketing ou seu blog não for relacionado a alguma prestação de serviço e seja um meio de complementar uma clientela formada ou outro meio que ele gere uma quantidade de aceso suficiente para gerar renda.
- Caso contrário sinto em dizer que seu blog demorará um certo tempo, se você está visualizando só a possibilidade de colocar anúncios, como AdSense, por exemplo.
5 Melhores formas de monetizar seu blog
(para iniciantes)
- Separei nessa postagem as 5 formas para monetizar o blog que considero mais fácil para quem está começando com um blog novo, (pelo menos 6 meses).
- Administrar nosso próprio negócio nem sempre é uma tarefa fácil a dedicação e disciplina deve ser dobrada em relação a ser funcionário.
- Analisando seu nicho, conteúdo e como o blog está desenvolvendo é que você saberá como e qual realmente é a melhor forma para ganhar dinheiro blogando.
- Saberemos como cada uma funciona seus prós e contras, vem comigo!
- Anúncios publicitários;
- Marketing de afiliados;
- Venda E-books;
- Profissional freelancer em seu nicho de atuação e prestação de serviços;
- Aceite doações.
- 1° Anúncios publicitários, publicidade gráfica e anúncios em banner
- Há uma grande parcela de blogueiros que consideram essa estratégia ruim de monetização, pelo fato do baixo ganho, o que é um fato.
- Porém, é a maneira mais rápida e conhecida para iniciar, colocar e configurar o Adsense a plataforma com maior popularidade entre os novos blogueiros, porém existem outras alternativas a ele que veremos futuramente.
- Para que essa opção gere uma renda ou faça parte para complementar com outra forma de monetização devemos estar atentos há dois fatores.
- Se você possui um blog novo com baixo tráfego os anúncios levaram tempo para darem resultado, podendo ser frustrante levando mais de um mês para poder atingir o mínimo de retirada.
- Isso ocorre porque o Adsense para por cada 1.000 (CPM), visualizações e por cliques.
- Para iniciar com uma renda mínima deve seu blog gera ao menos 50 mil visualizações mensais.
- Nada impede que você configure seu blog para exibir os anúncios e vá trabalhando para obter maior tráfego até que encontre outras formas de monetização.
- O que é preciso para trabalhar com Adsense?
- Entender de tráfego é essencial, já que o Google para por cliques e visualizações.
- O sucesso no Adsense é posicionamento, otimização dos anúncios e geração de tráfego.
- Tarefas para obter resultados é expandir o blog e aprimorar o marketing de conteúdo.
- 2° Marketing de afiliados
- Outra forma comum entre os blogueiros para gerar renda, diferentemente dos anúncios possui uma remuneração melhor.
- Pesquisando sobre esse formato de monetização li ser a opção que impulsiona, maior parte da web, gerando cerca de15% da receita do setor de mídia digital.
- Com funciona o marketing digital?
- O marketing de afiliados consiste em promover produtos de outras empresas e receber uma comissão por venda realizada, como todo vendedor de loja promovendo os produtos e concretizando a venda sendo comissionado por isso.
- Para ser bem-sucedido com o marketing de afiliados é necessário, escolher um bom nicho, um excelente produto e o público interessado.
- 3° Crie e venda e-books
- Criar um bom e-book e vender em seu blog além de outras plataformas também é uma forma bem popular entre as escolhas dos blogueiros para monetizar o blog.
- Parcialmente fácil de criar, geralmente podendo ser oferecido com um preço digno que permite maior parte dos leitores adquirirem.
- Os e-books também possuem outras duas funções para os blogs, é uma excelente isca-digital para aumentar sua lista de e-mail atraindo assinantes.
- Também pode ser considerado uma forma rápida de testar o interesse das pessoas pelo assunto a fim de pagar por ele, oferece baixo risco dos visitantes do blog, para avaliar o que oferecemos e se é vantajoso adquirir um produto mais caro.
- Como ganhar dinheiro com seu e-book?
- A boa notícia é que não necessita de muito tráfego.
- Faça dos leitores do blog “leitores, teste” durante a produção do e-book, crie um grupo na página do blog, no Facebook divulgando as etapas da criação, envie uma prévia e peça para deixarem um comentário.
- Mostre os bastidores da sua criação no Instagram, acertos, obstáculos, dúvidas, etc.
- Mantenha seus assinantes informados, realize um pré-lançamento.
- Sincronize a pré divulgação e o lançamento com divulgação nas redes sociais e o próprio blog.
- Você pode vender seu e-book em seu próprio blog e também no Kindle da Amazon.
- 4° Blogueira freelancer em sue nicho e prestação de serviços
- Sendo uma blogueira que publica regularmente conteúdo, sobre um tópico específico cria-se confiabilidade com o público, sendo muito útil para oferecer serviços relacionados a blogosfera.
- Você possui uma forma ampla de serviços a oferecer, como:
- Planejamento;
- Organização virtual;
- Design gráfico, web design para quem atua na área ou é auto ditada e domina o assunto;
- Gerenciamento de mídias;
- Escritora freelancer para blogs relevantes no mesmo nicho.
- Para essas formas de renda com o blog não é necessária uma quantia enorme de visualizações, mas sim bastante divulgação, afinal é preciso informar aos leitores, visitantes e demais que possam se interessar os serviços que você presta.
- Realize uma pesquisa de mercado para saber quanto você pode cobrar por cada serviço.
- 5° Aceite doações
- Estranho né, como assim aceitar doações se meu blog não é do estilo
organização sem fins lucrativos? - Depende tudo é relativo, quem disse que não pode empregar o método em blog com outras finalidades?
- Se você já possui um público fiel e engajado com seu blog e também redes sociais, apaixonados por seu conteúdo de alto valor ou oferece brindes irresistíveis como fotos variadas, designs para mídias, temas prontos profissionais entre outros.
- Porque não pedir uma contribuição?
- Vi isso em alguns blogs e achei interessante.
- Pode até demorar um pouco, sei porque resolvi testar aqui no blog, mas funciona viu, gradualmente ajuda assim eu consegui um certo apoio durante a fase mais critica da pandemia, em que estava começando a realizar alguns investimentos no blog e teria que parar.
- E agora ficou mais claro como preparar seu blog e quando você iniciará o processo de uma monetização de sucesso.
- Leia com atenção estude o que for mais favorável para iniciar realize um bom planejamento e aplique o que for necessário.
- Não esqueça de deixar seu comentário, compartilhar e contar qual estilo de monetização escolheu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você leu um artigo escrito com grande dedicação. Gostou? !
Deixe seu comentário, crítica e sugestão, eles são importantes para o desenvolvimento do Blog.
Sua mensagem será respondida o mais rápido possível.
Obrigado pela visita, volte sempre. Aproveite para inscrever-se e receber as novidades.