Monetização - Como preparar meu blog e quando começar? - Universo Blogueira Página não encontrada!Universo Blogueira

Monetização - Como preparar meu blog e quando começar?

Publicado em 29/04/2022

Tempo de leitura:

 

Como ganhar dinheiro com blog


Quem inicia um blog tem a pretensão de ser seu próprio chefe e alcançar a tão sonhada liberdade financeira, monetizando seu blog.

A princípio pode até parecer super fácil ganhar dinheiro blogando, porém, não é bem assim.
Para se tornar um blogueiro profissional com habilidade de transformar seu blog amador em um profissional, como se fosse seu escritório online e nele obter a renda que faça jus ao seu empenho.

Criei meu primeiro blog a 7 anos, porém na época não tinha absolutamente nenhum conhecimento necessário para ele ter uma vida longa, conclusão parei para estudar sobre e criei outro blog.

Enquanto criava meu novo blog sem publicar ainda, fui estudando e planejando cada passo que daria, o que eu realizaria em cada etapa do meu novo blog, incluindo a monetização.


Antes de irmos à monetização prepararemos o blog com um bom planejamento.


Como eu já disse em várias postagens sobre as etapas que envolvem a criação de um blog, antes de decidirmos como monetizaremos devemos ter concluído três importantes etapas em nosso blog.

Não adianta querer monetizar o blog antes que ele possua um tráfego razoável.

Para isso é necessário promover o blog e aplicar SEO mesmo sabendo que o Google leva em média 6 meses para indexar um blog é ideal na minha opinião aplicar as técnicas a partir do lançamento.


Quando devemos começar a monetizar o blog?


É o que toda pessoa que cria um blog deseja monetizar o mais rápido possível, para isso poder ser realizado quanto antes é necessário ter uma quantidade consistente de publicações, quando lacei o blog deixei programadas 30 publicações de segunda a sexta com a média de 1350 palavras cada.


Trabalhei três meses para deixar tudo pronto para divulgação em todas as redes sociais, conforme o cronograma das publicações. 


Aplique SEO;
Busque tráfego orgânico através de palavras-chave;
Promova seu blog;
Crie e cresça uma lista de e-mail;
Convide os leitores para interagir.


Quando seu blog já ganhou uma certa visibilidade nas redes sociais, e alcançar uma média de 1000 visitas únicas mês, você já poderá analisar as formas de monetização e escolher a que for mais vantajosa para iniciar.


Você pode me perguntar, posso monetizar meu blog logo no primeiro mês?


Sim, pode, porém, se você não possui conhecimento em marketing ou seu blog não for relacionado a alguma prestação de serviço e seja um meio de complementar uma clientela formada ou outro meio que ele gere uma quantidade de aceso suficiente para gerar renda. 

Caso contrário, sinto em dizer que seu blog demorará um certo tempo, se você está visualizando só a possibilidade de colocar anúncios, como AdSense, por exemplo.


5 Melhores formas de monetizar seu blog 

(para iniciantes)



Monetização - Como preparar meu blog e quando começar?



Separei nessa postagem as 5 formas para  monetizar o blog que considero mais fácil para quem está começando com um blog novo, (pelo menos 6 meses).

Administrar nosso próprio negócio nem sempre é uma tarefa fácil, a dedicação e disciplina deve ser  dobrada em relação a ser funcionário.

Analisando seu nicho, conteúdo e como o blog está desenvolvendo é que você saberá como e qual realmente é a melhor forma para ganhar dinheiro blogando.

Saberemos como cada uma funciona seus prós e contras, vem comigo!

  1. Anúncios publicitários;
  2. Marketing de afiliados;
  3. Venda E-books;
  4. Profissional freelancer em seu nicho de atuação e prestação de serviços;
  5. Aceite doações.


1° Anúncios publicitários, publicidade gráfica e anúncios em banner


Há uma grande parcela de blogueiros que consideram essa estratégia ruim de monetização, pelo fato do baixo ganho, o que é um fato.

Porém, é a maneira mais rápida e conhecida para iniciar, colocar e configurar o Adsense a plataforma com maior popularidade entre os novos blogueiros, porém existem outras alternativas a ele que veremos futuramente.

Para que essa opção gere uma renda ou faça parte para complementar com outra forma de monetização devemos estar atentos há dois fatores.

Se você possui um blog novo com baixo tráfego, os anúncios levaram tempo para darem resultado, podendo ser frustrante levando mais de um mês para poder atingir o mínimo de retirada.


Isso ocorre porque o Adsense para por cada 1.000 (CPM),  visualizações e por cliques.
Para iniciar com uma renda mínima deve, seu blog gera ao menos 50 mil visualizações mensais.

Nada impede que você configure seu blog para exibir os anúncios e vá trabalhando para obter maior tráfego até que encontre outras formas de monetização.


O que é preciso para trabalhar com Adsense?

Entender de tráfego é essencial, já que o Google para por cliques e visualizações.

O sucesso no Adsense é posicionamento, otimização dos anúncios e geração de tráfego.

Tarefas para obter resultados é expandir o blog e aprimorar o marketing de conteúdo.


2° Marketing de afiliados

Outra forma comum entre os blogueiros para gerar renda, diferentemente dos anúncios, possui uma remuneração melhor.

Pesquisando sobre esse formato de monetização li ser a opção que impulsiona, maior parte da web, gerando cerca de15% da receita do setor de mídia digital.


Com funciona o marketing digital?


O marketing de afiliados consiste em promover produtos de outras empresas e receber uma comissão por venda realizada, como todo vendedor de loja promovendo os produtos e concretizando a venda, comissionado por isso.


Para ser bem-sucedido com o marketing de afiliados é necessário, escolher um bom nicho, um excelente produto e o público interessado.


3° Crie e venda e-books


Criar um bom e-book e vender em seu blog além de outras plataformas também é uma forma bem popular entre as escolhas dos blogueiros para monetizar o blog.

Parcialmente fácil de criar, geralmente podendo ser oferecido com um preço digno que permite maior parte dos leitores adquirirem.

Os e-books também possuem outras duas funções para os blogs, é uma excelente isca-digital para aumentar sua lista de e-mail atraindo assinantes.


Também pode ser considerado uma forma rápida de testar o interesse das pessoas pelo assunto a fim de pagar por ele, oferece baixo risco dos visitantes do blog, para avaliar o que oferecemos e se é vantajoso adquirir um produto mais caro.

Como ganhar dinheiro com seu e-book?

A boa notícia é que não necessita de muito tráfego.

Faça dos leitores do blog “leitores, teste” durante a produção do e-book, crie um grupo na página do blog, no Facebook divulgando as etapas da criação, envie uma prévia e peça para deixarem um comentário.


Mostre os bastidores da sua criação no Instagram, acertos, obstáculos, dúvidas, etc.

Mantenha seus assinantes informados, realize um pré-lançamento.

Sincronize a pré-divulgação e o lançamento com divulgação nas redes sociais e o próprio blog.


Você pode vender seu e-book em seu próprio blog e também no Kindle da Amazon.


4° Blogueira freelancer em sue nicho e prestação de serviços


Sendo uma blogueira que publica regularmente conteúdo, sobre um tópico específico cria-se confiabilidade com o público, sendo muito útil para oferecer serviços relacionados a blogosfera.

Você possui uma forma ampla de serviços a oferecer, como:

Planejamento;
Organização virtual;
Design gráfico, web – design para quem atua na área ou é autodidata e domina o assunto;
Gerenciamento de mídias;
Escritora freelancer para blogs relevantes no mesmo nicho.


Para essas formas de renda com o blog não é necessária uma quantia enorme de visualizações, mas sim bastante divulgação, afinal é preciso informar aos leitores, visitantes e demais que possam se interessar os serviços que você presta.

Realize uma pesquisa de mercado para saber quanto  você pode cobrar por cada serviço.


5° Aceite doações


Estranho né, como assim aceitar doações se meu blog não é do estilo organização sem fins lucrativos?

Depende, tudo é relativo, quem disse que não pode empregar o método em blog com outras finalidades?

Se você já possui um público fiel e engajado com seu blog e também redes sociais, apaixonados por seu conteúdo de alto valor ou oferece brindes irresistíveis como fotos variadas, designs para mídias, temas prontos profissionais entre outros.


 Por que não pedir uma contribuição?

Vi isso em alguns blogs e achei interessante.

Pode até demorar um pouco, sei porque resolvi testar aqui no blog, mas funciona viu, gradualmente ajuda assim eu consegui um certo apoio durante a fase mais crítica da pandemia, em que estava começando a realizar alguns investimentos no blog e teria que parar.

E agora ficou mais claro como preparar seu blog e quando você iniciará o processo de uma monetização de sucesso.

Leia com atenção, estude o que for mais favorável para iniciar, realize um bom planejamento e aplique o que for necessário.

Não esqueça de deixar seu comentário, compartilhar e contar qual estilo de monetização escolheu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você leu um artigo escrito com grande dedicação. Gostou? !
Comente, críticas e sugestões, são importantes para o desenvolvimento do Blog.
Sua mensagem será respondida o mais rápido possível.
Obrigado pela visita, volte sempre. Inscreva-se e receba novidades.



Instagram | @blogueirauniverso