Entenda as fórmulas de escrita, por que funcionam, quando usar

em 29/06/2022

Tempo de leitura:

 

Fórmulas de escrita


As fórmulas de escrita já existem há algum tempo — e com um propósito.


As fórmulas fornecem um esboço prático a seguir ao escrever um projeto ou como uma autoverificação.


Escrever seja em blogs, trabalho de redator ou algum outro é sempre importante estar em busca de se aprimorar, assim veremos mais sobre as fórmulas de escrita.


Por que você não usa? 


Boas receitas são comprovadas e resistem ao teste do tempo. Eles são eficazes quando usados ​​por todos os estilos de escritores em todas as categorias de nichos.


Além disso, as fórmulas economizam tempo. 


Se você sabe o que funciona, use-o e evite adivinhações. 


Usar a fórmula: é uma falcatrua?


Esta é uma pergunta que muitos novos escritores fazem porque usar fórmulas parece copiar. Mas talvez você precise olhar para isso diferentemente.


Se você não usa fórmulas, corre o risco de não entender a melhor estrutura para um determinado estilo de redação — uma cilada para muitos novos escritores. 


O que pode ser mal interpretado como uma estratégia mecânica pode, na verdade, fornecer uma estrutura comprovada para defender seu caso e apresentá-lo com mais força.


Na superfície, usar fórmulas pode parecer contra-intuitivo para escrever em uma única voz. Mas a verdade é que os escritores demonstram criatividade ao conseguirem escrever interessantemente nas características da fórmula.


Fórmulas —  elas diferem de projeto para projeto?


As fórmulas são específicas do projeto.


Dezenas de fórmulas de redação foram geradas para diferentes categorias de projetos de redação. 


Você seguirá uma fórmula diferente para uma carta de apelação, por exemplo, mas uma fórmula diferente ao escrever um Tweet e ainda outra fórmula ao escrever uma página de vendas na web de cópia longa. 


A fórmula de redação do PAS, por exemplo, é ótima para redação de mídia social. 


A fórmula A FOREST funciona como uma lista de verificação para escrita persuasiva.


Na verdade, você pode encontrar e usar fórmulas para elementos específicos em diferentes estilos de projetos: fórmulas de título, fórmulas de apelo à ação, fórmulas de texto do corpo e assim por diante.


Assim como os projetos, as fórmulas fornecem estrutura para guiá-lo por um projeto de redação de maneira sistemática e organizada. A maioria é identificada por siglas (“ AIDA” ou “Os 4 Ps ”) ou como um mnemônico ("Os 4 U's")


As siglas funcionam como um meio para ajudá-lo a lembrar de cada elemento da fórmula, permitindo que você organize seus pensamentos e os apresente da maneira mais clara ou persuasiva possível.


Fórmula —  AIDA


AIDA é uma das fórmulas de redação mais duradouras — e com razão. 

Funciona! Você pode usar o AIDA como modelo em cartas de vendas, cartas de apelação e até cartas de apresentação.


A sigla representa quatro elementos conceituais cruciais para uma carta eficaz: 


Atenção, Interesse, Desejo e Ação.


Atenção: Chame a atenção do leitor com um fato interessante, história, estatística ou declaração surpreendente sobre sua causa.


Interesse: Mantenha o interesse do leitor explicando melhor a necessidade — e por seu o blog ser o resposta para o problema. 


Desejo: Construir o desejo do leitor de aliviar o problema, mostrando o que ele pode fazer para fazer a diferença.


Ação: Mova o leitor para uma chamada à ação com instruções claras sobre o que ele deve fazer, quando deve fazê-lo e o que acontecerá se ele não o fizer.


Aqui é um ótimo lugar para desvendar a história de um beneficiário e mostrar como seu blog  o ajudou a resolver o problema.


Fórmula - Os 4 Ps


A American Writers & Artists Inc. (AWAI), a editora líder mundial de programas de estudo em casa de copywriting de resposta direta, ajudou milhares de pessoas a aprender habilidades de escrita usando esta fórmula simples, que ficou famosa pela primeira vez por Henry Hoke.


O formato dos 4 Ps é semelhante ao AIDA, mas divide às quatro partes de uma carta em tarefas concretas.


Imagem: desenhe na mente do leitor uma imagem que chame a atenção dele e explique o problema que sua organização aborda. Como sempre em redação sem fins lucrativos, concentre-se no elemento humano – as pessoas cujas vidas são afetadas pelo problema. Use fatos fortes, bem como s descritivos


Promessa: Indique os benefícios que sua organização oferece à medida que resolve o problema. Os leitores precisam ver que você oferece uma solução para o problema.


Cobertura P: demonstre credibilidade sobre por que e como seu blog  pode cumprir essa promessa e resolver o problema. 

Faça isso oferecendo tanto evidências quanto dados para apoiá-las. 


Questione: faça uma pergunta com urgência para que os leitores tomem a próxima ação agora.


Fórmula: Star-Chain-Hook


Anos atrás, o Dr. Frank Dignan, da University of Chicago Press, criou esta adorável imagem de palavras como um guia na elaboração de um artigo ou mensagem publicitária. 

Ele prescreve os mesmos elementos que no AIDA e nos 4 P’s, mas usa as metáforas para explicar como configurar essas partes de um artigo.


Estrela: comece com uma abertura que chame a atenção que seja positiva e otimista.


Cadeia: crie uma cadeia de fatos, benefícios e razões convincentes que transformem a atenção do leitor em interesse e o interesse em desejo. Cada palavra e parágrafo é um elo dentro dessa cadeia. 

Os elos da cadeia devem ser fortes para levar o leitor ao resultado desejado. Apenas as palavras, fatos, histórias e imagens mais fortes e eficazes criam uma cadeia eficaz.


Gancho: atraia o leitor com um poderoso apelo à ação, facilitando a resposta. Mesmo que um ou dois elos da corrente sejam fracos, um gancho forte no final obrigará o leitor a agir.



Fórmulas — não são apenas para redação


É verdade que os redatores se apoiam em fórmulas de redação testadas para cartas de vendas, páginas da web, anúncios e outros lugares, usando as estruturas de apresentação mais poderosas para persuadir o leitor a comprar.


Mas algumas dessas mesmas fórmulas se traduzem facilmente para uso em outros estilos de conteúdo, além da cópia de vendas. 


As fórmulas de escrita não são apenas para peças de vendas. 

Use-os em qualquer lugar que puder por esta simples razão: eles funcionam.


E você o que acha das fórmulas, aplica alguma em suas escritas?

Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário

Você leu um artigo escrito com grande dedicação. Gostou? !
Deixe seu comentário, crítica e sugestão, eles são importantes para o desenvolvimento do Blog.
Sua mensagem será respondida o mais rápido possível.
Obrigado pela visita, volte sempre. Aproveite para inscrever-se e receber as novidades.